quinta-feira, 9 de junho de 2011

BODÓ: 19 ANOS E UMA TRAJETÓRIA DE CONQUISTAS E AVANÇOS





Os primeiros habitantes do município de Bodó foram os mineradores que adentraram o sertão a fim de encontrar minérios. Nessas andanças, os mineradores encontraram um poço de água salgada que compararam o sabor da água ao gosto de um peixe chamado Bodó. Logo, toda a localidade circunvizinhança ao poço, ficou conhecida como Bodó.
O povoado começou a ser desenvolver, a partir da exploração de minérios de tungstênio e com o aumento da atividade de mineração, a população foi recebendo pessoas de várias partes da região e do Estado.
Distrito criado com a denominação de Bodó ex-povoado, pela lei estadual nº 2314, de 05-12-1958, subordinado ao município de Santana do Matos. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Bodó, figura no município de Santana do Matos.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.
Elevado à categoria de município com a denominação de Bodó, pela lei estadual nº 6300, de 26-06-1992, desmembrado de Santana do Matos. Sede no antigo distrito de Bodó. Constituído do distrito
sede. Instalado em 01-01-1997.
PRIMEIRO PREFEITO
SENHOR ANTONIO FERREIRA DE ASSUNÇÃO, eleito no dia 03 de outubro de 1996, tomou posse em primeiro de janeiro de 1997, teve como primeiro vice-prefeito o senhor FRANCISCO HIPÓLITO DANTAS, a dupla de Gestores administraram o município por dois mandatos consecutivos. Em 2004 o sucessor vitorioso de Antônio Assunção, foi o Senhor Francisco Avamar Alves tendo como Vice-Prefeito o Senhor Severino Augusto Pereira (Bihino), Avamar Alves foi reeleito em 2008 mostrando uma administração voltada para a população bodoense, o sistema Político de Bodó vem mostrando uma administração voltada para os Bodoenses, com seriedade, Competência e muito Trabalho seguido de grandes reconhecimentos.