sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Entrevista com o Prefeito de Bodó Avamar Alves


O município de Bodó é conhecido hoje como um dos que mais mostram trabalho, se estruturando a cada dia que passa através do brilhante desempenho do Prefeito Avamar Alves que mesmo com toda essa crise mundial e as quedas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), vem mostrando que é possível administrar com segurança e controle o seu município.

PREFEITO QUAL O SEGREDO PARA MANTER UMA ADMINISTRAÇÃO SEMPRE EM DESTAQUE?
AA
: Eu tenho dito que tudo depende da sensatez e acima de tudo, trabalhar lado á lado com o povo. Acho que prefeitos não devem ficar só no gabinete, e sim diariamente na luta, buscando projetos, implantando-os e literalmente, trabalhando esses projetos em seus municípios. Administrar uma cidade significa representá-la, portanto a responsabilidade é árdua e quando eu entrei na política foi com o intuito de contribuir no crescimento da minha comunidade, por isso tenho tentado fazer o melhor que posso, com dedicação, competência, atenção e principalmente o meu trabalho. É esse o segredo não só para prefeitos, mas para qualquer pessoa que busca o sucesso no que faz.
MAS MESMO EM MEIO A TODA ESSA CRISE FINANCEIRA?COMO FAZ PARA DRIBLÁ-LA?
AA: Na verdade eu já ganhei a fama de econômico, justamente devido a isso é que até hoje venho conseguindo administrar sem maiores problemas.
Primeiro não compro a prazo, segundo gastos desnecessários são cortados, então foi com prevenção e todo o cuidado com as finanças do município, que hoje a prefeitura de Bodó está entre as dez do RN, pela segunda vez, entre as melhores administradas.
MAS SABEMOS QUE A QUEDA DO FPM ESTÁ CADA VEZ PIOR E COMO ANDA HOJE O MUNICÍPIO COM RELAÇÃO A ESSAS QUEDAS?
AA:
Essa é a parte mais preocupante no momento. Eu tenho tentado mostrar aos secretários e as pessoas que me procuram como é grave a situação, mostro através dos números mesmo, porque chegam a ser cruel algumas parcelas do FPM ultimamente. Como eu tenho dito, as economias que fiz ao longo desses anos foi exatamente o que contribuiu para não sofrermos um impacto muito forte nessa crise, no entanto as coisas estão ficando praticamente impossíveis, é complicado trabalhar dessa forma, tenho diminuído as despesas, mas mesmo assim, a problemática continua. Resta pedir a Deus e torcer para tudo melhorar, pois do contrário, não será possível contornar a situação.


QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES EM ADMINISTRAR UMA PREFEITURA EM SUA OPINIÃO?
AA:
Eu acho que as dificuldades existem em todos os setores, mas como todo bom administrador eu tenho consciência dos meus direitos e deveres perante a sociedade. É como eu sempre digo “economizar hoje para evitar problemas futuros é preciso”. Muitas pessoas afirmam com segurança que em municípios pequenos não há muitas dificuldades, enganam-se os problemas são quase os mesmos, sem grandes diferenças, ainda mais numa cidade que não existem arrecadações de impostos, como é o caso de Bodó. Além de tudo isso, outra grande dificuldade que vejo não só na minha, mas em todas as administrações é a procura constante de empregos, principalmente no momento atual.
SABEMOS QUE CONSTRUÇÕES DE OBRAS SÃO UMA CONSTANTE EM SUA ADMINISTRAÇÃO, NO MOMENTO EXISTE ALGUMA M DESTAQUE?
AA: Sim mesmo atravessando toda essa crise e com recursos próprios, tivemos que iniciar a reforma e ampliação do cemitério público porque já não havia mais condições de manter o antigo. E ainda através de convênios com o estado concluímos a construção de uma passagem molhada que dá acesso ao bairro Emanoel Assunção, também estamos em processo de conclusão da outra passagem com muro de arrimo que interliga a rua do Estádio de Futebol , em conclusão existem algumas pavimentações e iniciamos as construções das casas de alvenaria da comunidade de Riachão.
Ainda esse ano e com recursos próprios também, adquirimos uma camionete cabine dupla tipo hilux para a educação e através de convenio conseguimos uma caçamba vasculhante Mercedes para o município.
COMO ANDA A SAÚDE EM SEU MUNICÍPIO?ESTÁ BEM ESTRUTURADA?
AA
: A Saúde é uma das prioridades na minha administração, eu tenho me esforçado ao extremo para que funcione sempre bem. Recentemente e com recursos próprios equipamos o Centro de Saúde com tudo modernizado, o Centro dispõe de um médico (clinico geral), atendendo todos os dias, com um dentista, um bioquímico, uma enfermeira e vários auxiliares. Dispomos de um laboratório de analises clinicas todo estruturado que atende todos os meses cerca de 127 pacientes totalizando em seu primeiro ano 1.530 atendimentos, muito em breve reforçaremos o atendimento nas comunidades rurais, quando deslocaremos o consultório itinerante para as comunidades.Mas mesmo com toda essa estrutura, diariamente pacientes são encaminhados para especialistas nas cidades de Currais Novos, Caicó e Natal.
QUAIS AS PRIORIDADES DA SUA ADMINISTRAÇÃO?
AA:
Olha para um prefeito fazer um mandato equilibrado ele tem de usar da consciência e saber que a Saúde, Educação e o Social sempre vêm em primeiro lugar, logicamente são prioridades, porém nada impede de se investir em outros setores, é o que tenho procurado fazer aqui desde a primeira gestão.
E PARA 2012, SABEMOS QUE ALGUNS PRÉ CANDIDATOS A SUCESSORES JÁ DESPONTAM. O SENHOR TEM ALGUMA COISA A DIZER SOBRE ESSE ASSUNTO?
AA: Ainda não, são tantos projetos sendo trabalhados, outros que estão por vir e todos eles pretendo realizar logo, portanto o tempo é curto e passa rápido. De uma coisa eu tenho absoluta certeza, as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento melhor de Bodó estão sendo trabalhadas pela minha pessoa e por todos aqueles que zelam pelo bem do município, essa outra parte deixamos pra depois, até porque faço parte de um grupo que está em seu quarto mandato, desde a criação em 1992 e as decisões importantes apesar de nem sempre as opiniões serem as mesmas, são tomadas dentro do grupo.
A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE EM SEU MUNICÍPIO ESTÁ SENDO TRABALHADA?
AA: Eu tenho procurado apoiar todas as questões ambientais, em parceria com órgãos Estaduais e Federais como o IDEMA, IBAMA, EMATER, dentre outros, recentemente três pessoas do município estão sendo capacitadas com o curso Educadores coletivos para Territórios Sustentáveis do Seridó, a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente do município e o grupo METASA (mineração de Bodó), estão unidos num projeto ambiental na área da mineração, onde pretendem juntos viabilizarem um plano de arborização, que além de contribuir para uma vida mais saudável, melhorará muito o visual da entrada da cidade.A prefeitura também comprou mais contêineres e coletores para o recolhimento do lixo, além de adquirir fardamentos adequados para os garis, os animais foram retirados das vias públicas, na semana do meio ambiente a secretaria trabalhou a temática com alunos e professores. Com bastante proveito iniciamos a arborização da cidade, mas é claro que o trabalho educativo não pode parar e por isso vamos dar andamento a um projeto de capacitação junto a técnicos do IDEMA, sobre a problemática dos Resíduos Sólidos e seu destino final dentro do município envolveremos também a questão da implantação da coleta seletiva. Agora o principal problema é os esgotos a céu aberto, mas a prefeitura já está com um projeto em mãos para buscar soluções.

MAS DIANTE DE TUDO ISSO AINDA EXISTEM MUITOS PROJETOS PARA O FUTURO?
AA
: Sim, muitos, principalmente em habitação, saneamento básico e na parte de organização da cidade como um local apropriado para realização de eventos, entre outros de grande importância para desenvolver ainda mais o município.



A QUE O SENHOR ATRIBUI TANTAS CONQUISTAS, ESPECIALMENTE A MAIS RECENTE PELA SEGUNDA VEZ ESTÁ ENTRE OS DEZ MELHORES DO ESTADO DE ACORDO COM A CNM?
AA:
Bom, como todos já são conhecedores é mostrando trabalho mesmo, cumprindo o dever de todo administrador, porque estamos não somos prefeitos, e enquanto aqui estivermos vamos exercer a nossa cidadania, fazendo sempre o melhor em todos os setores, para que futuramente possamos servir de exemplo maior para os nossos filhos, netos enfim para toda a nação.