
O blog parabeniza os funcionários públicos do município de Bodó através do Sr. Francisco Bento (Santana), ele é um dos mais antigos e dedicados a profissão.
Aconteceu quarta feira dia 29 de setembro, no auditório da Prefeitura Municipal, a primeira oficina para a implantação da caderneta de saúde dos Adolescentes, onde o público alvo era os diretores, coordenadores, professores e adolescentes. O Prefeito Avamar Alves abriu a oficina com a sua mensagem de satisfação por ver o seu município galgar mais um passo nas políticas públicas que envolvem os jovens bodoenses, o Secretário de Saúde Francisco Santos explanou um pouco sobre o objetivo do projeto, mostrando a importância da caderneta de Saúde para o alunado e da sua expansão nas escolas, a adolescente Gabriela Silva falou em nome dos demais adolescentes presentes agradecendo a implantação do projeto, a Secretária de Educação Alesandra Dantas, a diretora da EMJMN, a Vereadora Iraci Jovino e os demais Secretários Municipais, além de profissionais da área de Educação e Saúde, também estiveram presentes.
O projeto beneficiará de inicio a Escola Municipal José Maria do Nascimento (sede), se estendendo depois a todas as outras Escolas municipais. Na abertura apresentada a atração cultural “Vida de Sertanejo” elaborada pelo grupo de crianças do PETI local, em seguida foi realizada uma explanação sobre a política nacional de atenção integral à saúde de Adolescentes e Jovens, pela técnica da SESAP/RN, a Senhora Jacyane Melo de Oliveira Santos.
A nutricionista do município de Bodó Natalia Sâmara da Silva participou da oficina falando um pouco com os adolescentes sobre a questão do crescimento e desenvolvimento dos mesmos e a enfermeira da Estratégia Saúde da Família Ana Paula Santos de Souza desenvolveu a oficina sobre os “Riscos e Vulnerabilidades Sociais”.
A caderneta de saúde dos adolescentes foi apresentada aos participantes os grupos foram divididos para trabalharem os seguintes assuntos: Aprendendo Saúde, A caipirinha, O barato sai caro, Da vida a Nova Vida e A História se repete. A participação foi satisfatória e dessa forma foi consolidado mais um projeto importante voltado para os adolescentes do município bodoense.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bodó e a Comissão Pró Selo UNICEF realizaram o 1° Fórum Comunitário, dia 28 de setembro, o evento que marcou o inicio dos trabalhos em busca do terceiro Selo aconteceu no auditório Silvestre Soares, no prédio da Prefeitura Municipal de Bodó.
A Comissão Pró Selo está formada por: Alesandra Dantas de Brito (Articuladora do Selo), Rita do Carmo Ferreira Assunção (Presidente do CMDCA), Márcia Pinheiro da Silva (Casa dos Direitos), Maria de Lourdes Xavier (Igreja Católica)),Elza Maria Pacheco (CMAS), Lucicárdia Kelly de Moura (CME),João Felix da Silva Araújo (CRAS), Maria de Jesus de Carvalho(CMDCA)Maria Wilza dos Santos(E.M.J.M.N),Maria Gilvanusa da Silva (Diretora da E.M.J.M) Erilyn Torres de Almeida (Psicóloga), Irimar Soares da Silva (Cultura Local),Francisco Santos de Souza (SMS),Francisca Josiene de Medeiros (Conselho Tutelar),Eriberto de Lima Carvalho (Adolescente), Jose Vilânio Assunção de Melo Lula ( Poder Legislativo) e Maria Aldenora da Silva ( Comunicadora Local).
Com a participação satisfatória dos representantes de vários segmentos da sociedade e especialmente das crianças e adolescentes bodoenses, o 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF foi um sucesso. Iniciou com a fala do Prefeito Avamar dando as boas vindas aos participantes, depois teve uma apresentação Cultural das crianças e adolescentes do PETI, logo após foi vez da psicóloga Erilyn Torres que fez uma explanação clara e transparente sobre o objetivo do Selo UNICEF edição 2009/2012, em seguida todos assistiram a apresentação do diagnostico atual do município, na sequencia foram divididos os representantes em grupos de trabalho para desenvolverem os nove assuntos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Vale ressaltar que o município de Bodó já conseguiu duas vezes o prêmio de grande relevância, mas a verdadeira intenção de todos os gestores e comunidade em geral é que as crianças e adolescentes de Bodó cresçam e se desenvolvam com dignidade recebendo todos os direitos a eles concedidos.